11/04/2011

Batata sem Umbigo



Segue a apresentação que fiz pro Zine Batata sem Umbigo:

Morar sozinho sempre foi um desejo que tive. Nunca consegui. Aluguéis são caros. A porra da especulação imobiliária faz com que sempre procuremos pessoas pra dividir uma casa. Então tava assim: um quarto vagando por 215 reais, mais as contas. Fui morar nesse lugar. Passou um tempo e os outros dois moradores saíram da casa. Foi aí que o Guga, camarada das antigas, falou que ele e outro fudido-que-não-conseguia-ter-dinheiro-pra-morar-sozinho precisavam de um lugar pra morar. Esse outro fudido era o Batata. No começo estranhei aquele sujeito: com um drédi só, um bonequinho do homem aranha que deixava em cima da TV, e nenhum umbigo (é serio, mandem um email pra ele pedindo uma foto semi nu e verão). Mas depois nos identificamos - na poesia e nos quadrinhos, nas músicas e no teatro. Mentira. Nos identificamos no ódio. Ódio aos proprietários de casa que nos faziam pagar aluguel. Ódio aos pleibóis que atolam o mundo com seus carros grandes e barulhentos. Ódio ao trabalho.

Na época ele era estudante de história e trabalhava numa biblioteca e eu era fazedor de crachá num departamento de obras onde engenheiros ganhavam milhares de reais por mês pra ficar com a bunda na cadeira enquanto os pedreiros ganhavam salário mínimo pra trabalhar. E nesse ódio ao trabalho (regado a Itaipava, 51 ou Domus - depende do quanto cada um tinha de grana) surgiu a Miséria, gibi de Campinas -SP, (feito também com o Ricardo Flóqui) que já chega ao seu quinto número1. E pela Miséria deixamos de trabalhar pros outros pra trabalhar pra nós.

Hoje perdemos muito dinheiro bebendo e fazendo quadrinhos. O bom é que depois de 5 anos a dívida caduca.



1 O fracasso nos subiu a cabeça. O coletivo agora tem um monte de gente.
 _____________________________________________________

Batata é cartunista, publica seus trabalhos no Jornal Atenção (da Fábrica Ocupada Flaskô) no gibi Miséria(o blog é miseriahq.blogspot.com), no site passapalavra.info e em boletins do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Além de desenhar também é poeta e diz que toca baixo no Nomicodoastromínio. Muito raramente está sóbrio.

blog: http://batatasemumbigo.blogspot.com/
e-mails: batata.noiz@yahoo.com.br ou revistamiseria@yahoo.com.br