06/06/2013

ENSAIO SOBRE A FAMÍLIA

 
 
 
 
 



 
 
"a família, por excelência, é o lugar da perpetuação da tradição. é de pai para filho que são transmitidos os valores mais antigos e mais consolidados. é na família, portanto, que se faz a resistência às propostas mais arriscadas; é na família que se preserva as ideologias e certezas que mantém firmes as estruturas da sociedade. na mesa da sala, o almoço preparado com afeto pela mãe e a palavra preocupada e sábia do pai transformam em ingratidão e semi-loucura o descontentamento do filho em relação ao destino que lhe cabe desde o berço."
Arthur Prado, no Re-escrita de tudo



 
 
 





“Na sua origem, a palavra família não significa o ideal - mistura de sentimentalismo e dissensões domésticas do filisteu de nossa época; - a princípio, entre os romanos, não se aplicava sequer ao par de cônjuges e aos seus filhos, mas somente aos escravos. Famulus quer dizer escravo doméstico e família é o conjunto dos escravos pertencentes a um mesmo homem. (...) A expressão foi inventada pelos romanos para designar um novo organismo social, cujo chefe mantinha sob seu poder a mulher, os filhos e certo número de escravos, com o pátrio poder romano e o direito de vida e morte sobre todos eles.”
Engels, na Origem da Família, do Estado e da Propriedade
 
 
 
 

"Em certo momento, nem parecia que era uma conversa na delegacia, conversávamos sobre meus pontos de vista, ele [o delegado] perguntava, eu respondia, “e o que você acha de Deus?”, “e família?” e demonstrava admiração com as respostas, Deus tá acima do alcance da compreensão humana e as religiões cometem a arrogância de definir o que é e como funciona, pretensão tão vazia que dava margem pra tantas religiões diferentes e tantos conflitos e sofrimentos desnecessários, família era a humanidade inteira, só que ainda não nos havíamos dado conta."
 
 
 
 
"O sujeito pode dizer o que quiser. Mas em primeiro lugar vai agir pensando em sua família. Em qualquer momento de instabilidade a prioridade vão ser seus filhos. Em qualquer momento de acirramento das lutas seus próximos virão em primeiro lugar. Mesmo pra travar uma luta individual, pra realizar um desejo íntimo qualquer: as palavras do pai, da mãe, dos avós e dos filhos vão pesar,  e a aprovação desses será necessária pra esse sujeito(...) Pra acabar com esse sistema de hierarquia, exploração e competição deve-se acabar com a família como ela está organizada hoje"
Mazó Zié no zine Escrivinhando o Anarquizamento
 
 
 
 
Este é um zine que está em construção e será impresso em breve. As imagens são dos zines Incardido e Feio e Fantasia, além da foto do blog Re-escrita de Tudo.Quem ler e tiver mais reflexões e idéias de desenhos escreva para zinedojao@gmail.com
  
Por enquanto estão colaborando Eduardo Marinho, Engels, Mazó Zié, Arthur Prado, Slavo Zizek, Vovô Abraham Simpson e meus irmãos Fael, Biel e Batata.