06/02/2013

Vinil 3





Lado A

1. (...)

Pessoas idiotizadas pelo álcool riem. A graça da piada envolve alguma desgraça alheia. Essas pessoas são meus amigos e parentes. Eu um dia posso ter me assustado com esse tipo de graça. Hoje eu também rio. De vez em quando até me arrisco a fazer uma piada.

2 (...)

3. (...)


4. (...)



5. Olha que belezinha, Amelinha está virando adulta






7. João Zinclar

Recebi por telefone a triste notícia. Eu tava longe, muito longe. 
Levei 55 horas de ônibus pra me aproximar de meus amigos que eram próximos dele, talvez pra sentir que ele estava vivo naquelas pessoas. Essas pessoas estão em luta. 
A última vez que tinha visto o João foi em Altamira, no Pará. Fomos acompanhar a treta de Belo Monte. Lá vimos um monstro arrebentando com a vida dos índios, dos moradores das palafitas sem saneamento, dos que querem ver o rio Xingu vivo. Um monstro que usa terno e gravata. Um monstro que sorri na televisão e nas capas de revistas.
Sem mais palavras posto abaixo uma ilustração do meu amigo Fabinho quando morreram duas companheiras do MST há alguns anos. Depois o link das belas homenagens de Latuff e do Gabriel ao João.
Tributo do Latuff ao João
Homenagem do Gabriel ao João

Lado B

1. Considerações sobre o refluxo do batata

Todo mundo está feliz aqui na terra
Li antes de ontem o livro Refluxo do Batata Sem Umbigo. Finalmente. Ainda não ganhei o meu - fiz uma troca com ele: o livro por 6 zines desse Cancrópolis - mas li o do Brunão da Flaskô. Eu já tinha indicado o livro no Vinil 1 há alguns meses mesmo sem ler. Eu conhecia quase todas as histórias. Mas li as inéditas que não tavam no blog. Destaco a HQ Crianças. Coisa muito boa. É um livro que vale a pena ser comprado. Escrevam pro Batata no batatasemumbigo@gmail.com que ele manda por correio.

Da manada fétida fuja como a ave estóica
Quando o Batata me disse que ia publicar um livro das histórias mais longas e sem piada eu pensei: "Nossa, o Batata que segue a tradição ególotra dos quadrinhos de Harvey Pikar, Crumb, Angeli e Sibeber, vai publicar um livro só com a histórias em que ele não é o personagem, as pessoas mudam..." Ledo engano. Quando eu vi tava ele na capa do livro! Quando li vi também que ele aparece como personagem implorando por um mecenas que lhe sustente pra poder trabalhar ainda menos e beber mais.

Calúnias do dançarino de boate
O livro tem a cara do Batata. Prefácio do Bira Dantas, cartunista da imprensa sindical campineira que divulgou muito a finada Revista Miséria, posfácio meu e do Flóqui, ex parceiros de confecção de zines. Aliás o Senhor Ricardo Flóqui, o Pacífico, se revelou um belo de um caluniador, contado mentiras a meu respeito, me chamando de ladrão. E ainda me chamou de vagabundo-mor. O Flóqui é assim: primeiro calunia, depois fica elogiando.
 

Olha como eu também sou descolado
Participei do livro do Batata em diversas momentos. Sei que algumas histórias foram frutos de conversas nossas, como a do poema do Alberto Caeiro e a do Mecenas. O primeiro quadrinho do livro foi baseado nesse texto que publiquei no blog da Miséria há alguns anos:


O Coração da mãe aperta

As pessoas ficaram loucas. O trabalho ganhou um valor por ele mesmo. Não importa pra que serve o trabalho, o que ele produz. Bonito é trabalhar. Não importa o que você está fazendo e produzindo. Bonito é fazer, é produzir, é trabalhar.


Tá fazendo pesquisa de opinião que só vai servir pra quem tá no poder continuar no poder, Com licença, senhora, Pois não, Quer me responder algumas perguntas, só leva 4 minutinhos, Claro. E aí você fica sabendo tudo que ela acha, faz isso com mais duas mil pessoas e planeja sua campanha pra continuar no poder.


To indo trabalhar numa fábrica, Fábrica de que?, Eu produzo o parafusinho da presilha que prende um tranco duma portinhola duma caixa de aço de um aparelhinho que serve para...
Colher sementes?
Fabricar carros?
Torturar animais?
Torturar pessoas?
Não importa.
O David conseguiu um novo trabalho, graças a Deus.


- Mané, hoje o dia foi duro, lavei oito máquinas de roupa, o banheiro, a cozinha, fora a louça...
E Mané fica orgulhoso da esposa.


O dia anterior:
- E aí filho, como foi?
- Nada ainda, mãe...
- Pena...
O coração da mãe aperta. A vontade de chorar é grande.


- Esse mês batemos o recorde de faturamento!! Vamos fazer um churrasco pra comemorar!!!
- O Seu Carlos é gente fina...
- É chefe mas é legal...


O dia seguinte:
- E aí filho, como foi?
- Consegui, mãe...
- É mesmo??!!!
- Mesmo...
- Que bom!!!
Se abraçam. O coração da mãe aliviado. Agora o filho está empregado.

*          *          *

Também fiz o roteiro da HQ "(Sem Título)" que reproduzo abaixo seguida do roteiro (reparem como qualquer pessoa pode fazer um roteiro... é bom sempre desconfiar de cursos para roteiristas)






O Batata me escreveu pedindo um roteiro. Eu tava com a idéia acima na cabeça e escrevi pra ele o seguinte e-mail.

Batata, segue o roteiro, é um quadrinho mudo(sem balaõzinho algum), cada número é um quadrinho:

Todos os personagem tem cara de bunda e trajam roupa de executivo, menos a esposa.

1.um homem magro com cara de bunda (sim, a cara dele é uma nádega) de terno e gravata e pasta de executivo na mão caminha na rua da cidade grande

2. entra num prédio chique de escritórios

3. comprimenta mulheres e homens com cara de bunda vestidos de executivos no térreo

4. aperta o elevador

5. no elevador mais caras de bunda com ele

6. entra no escritório

7. senta na mesa

8. um homem gordinho com cara de bunda se aproxima dele com um pepino na mão

9. enfia o pepino na boca/cu dele

10. ele senta e continua a escrever no laptop

11. vem outro gordinho de terno de enfia um pepino maior ainda pela boca/cu dele (é bom ser um quadrinho colorido pra dar pra identificar o pepino)

12. o pepino tá difícil de enfiar, ele chama outro gordinho eles apertam com força

13. o cara sua na mesa enquanto trabalha

14. agora se aproxima um gordão - é o chefe, mas não precisa identificar, seria massa não ter nada escrito - com um abacaxi na mão

15. o gordão chefe tá enfiando o abacaxi na boca/cu do nosso herói, mas essa cena você não precisa desenhar, desenha as outras pessoas perto e jorrando sangue na cara delas

16. foca só no gordão chamando mais gente

17. mais pessoas segurando a coroa do abacaxi pra tentar enfiar (não precisa mostrar a cara/bunda do nosso herói, só os caras enfiando)

18. agora sim focaliza no nosso herói(pode ser um quadrinho grande esse): ele tá suando, sua cara/bunda é merda, sangue e suor

19. cena dele caminhando na rua: ele está destruído, cabisbaixo, indo pra casa

20. chega em casa

21. dá um beijo(???, rsrsrs) na mulher, que támbém está com cara que é suor, sangue e merda

22. vai ao banheiro

23. cena final. quadrinho grande. sua bunda é um rosto... ele tá meio arriado, o rosto vomita um vomito bem escroto

Gostou?  Eu tentei desenhar mas acho que no seu traço vai ficar massa.

Depois manda pro Marcatti. Fala que fiz o roteiro inspirado nas coisas dele.

Abração, maninho 


2. Primeira Marcha dos Vadios

Foi realizada nacionalmente em diversas cidades do país a Primeira Marcha dos Vadios, no último dia 27 de janeiro. Conclamada pelo cartunista Batata Sem Umbigo, teve aderência de diversos vagabundos dessa nação varonil.
Como vemos na foto acima, a marcha, convocada pelo trombonista João da Silva, teve imenso sucesso nas ruas de Fortaleza.

 Em Sumaré não foi diferente. O cantor Fernandão 16 Toneladas conseguiu fazer da marcha um orgulho pra todos os vagabundos injustiçados desses país.

 Ricardo Flóqui também fez sua parte. A marcha foi um sucesso nas ruas de Campinas. O sinal está aberto para nós, que somos vadios!!!

Em Guaxupé a marcha também foi uma beleza. Doutora Marta Varibe conseguiu unir a nata da vadiagem mineira. Ê Minas Gerais!!! Orgulho dos encostados, dependentes e prostados!!!


Zuca também fez sua parte. Ribeirão Preto representou nessa marcha, certo?


E por aí vai...

3. Um poema


hoje quis tomar cerveja 

no vale do anhagabaú

só tavam vendendo conhaque

no vale do anhabagaú

tomei umas cinco doses

no vale do aganhabaú

até acabar o estoque

do vendedor de rua que era lá de ermelino matarazo



depois fui atrás dum béqui

no vale do abaganhaú

só achei um pó bem caro

no vale do agabanhaú

cherei umas três carreira

no vale do abanhagaú

até que saí correndo

e fui parar lá num puteiro barato na rua augusta



sem grana cabei voltando

pro vale do nhaga-abaú

tomei um litro de pinga

no vale do ba-anhagaú

me deu um sono da porra

no vale do gabanha-aú

e fui dormir na sargeta

numa rua escura e fria que eu não lembro o nome


 4. Capas excluídas pelo comitê central autoritário e sem coração

Capas que fiz e gostei pra Miséria 5 ou 6 que foram recusadas pelo finado comitê central da Revista.


 5. A todos os meus amigos machos

quero chegar na sua casa
cumprimentar você e sua companheira
presenteá-los com uma garrafa de cachaça
e dar uma intera pra comprar uma caixa de cerveja
quero contar as novidades e ouvi-las de vocês
e provar a comida que vocês preparam juntos
quero que a conversa rume em divagações tranqüilas, apesar do peso do mundo
depois, já bêbados estaremos os três, então ousarei um beijo na boca de sua companheira
um beijo breve
pois logo beijarei sua boca também
então ficarei de joelhos na cozinha mesmo
e chuparei a buceta dela
depois chuparei seu pau
até vocês dois gozarem
e assim também vou gozar
dormiremos os três abraçados no chão da cozinha
panelas e louças sujas
que eu vou lavar de manhã 

6. Pastor Dantas no Jornal do Porão

O Vinil 2 foi muito elogiado pelos leitores. Publico abaixo o texto do meu amigo Mário Bigode, editor do Jornal do Porão.
 "Este personagem já é o da minha preferência. Não há vida sem perversão. Jamais um touro beijou a teta da vaca. Nem a vaca e o touro ficaram apaixonados. E o proletariado quer foder. Nem só de pão vive o homem. E a obra de arte, qualquer delas, é uma forma de sublimação dos instintos. As religiões também. Sem remorso, sem culpa, nem mesmo haveria cultura. O Pastor Dantas é um de nós. Que ela seja velho, gordo e careca também faz dele um dos nossos. Enganar, perverter, mentir é matéria da obra de arte."

*          *           * 
escreva críticas, elogios, xingamentos, propostas de casamento, convite pra beber cachaça e etc para zinedojao@gmail.com
________________________
ELA SÓ QUERIA PASTAR.
PASTAR E CRIAR SEUS BEZERRINHOS... 
MAS A INDÚSTRIA DA CARNE É CRUEL COM QUEM NASCEU PARA MUGIR.
TIRARAM SEUS FILHOTES. AGORA ELES SÃO VITELAS E BABY BEEFS SERVIDOS EM RESTAURANTES DE LUXO.

MAS AS COISAS NÃO VÃO FICAR ASSIM.

COMO A LEI DE TALIÃO. SERÁ OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE.
CRIANÇA HUMANA NENHUMA ESCAPARÁ!!!!!!

EM BREVE, EM UM GIBI MAL DIAGRAMADO PERTO DE VOCÊ...